2007/04/28

ANANÁS


estufa de ananases:
As principais concentrações de estufas situam-se nas áreas da Fajã de Cima, Lagoa e Vila Franca do Campo.
O Ananás dos Açores/S. Miguel (Ananas comosus L. Merril, variedade Cayene) é produzido em estufas de vidro utilizando técnicas de cultivo tradicionais: aplicação de "fumos" e utilização de "camas quentes" à base de matéria vegetal. Ao fim de um período de dois anos, desde a plantação até à colheita, obtém-se um fruto de qualidades impares de aroma e sabor. A cultura foi introduzida em S. Miguel por volta de 1840-50, sendo comercializado na Europa há mais de um século.
AnanásFruto de forma cilíndrica, ligeiramente afusado, com casca laranja forte e polpa amarela. A polpa do ananás apresenta uma coloração amarela translúcida, um sabor agri-doce sui generis e um aroma muito agradável.

BOLO LÊVEDO

Bolo leve, tradicional das Furnas, muito apreciado. É uma espécie de pão, servido simples ou recheado (com queijo fresco, manteiga, compota ou mel).

Bolo lêvedo das Furnas
RECEITA:
Ingredientes:
0,5 kg de farinha de trigo
125 g de manteiga
125 g de açúcar
10 g de fermento de padeiro
2 dl de leite

Preparação:
Peneire a farinha com o açúcar para um alguidar, faça uma cova no meio e junte o fermento dissolvido num pouco de leite morno. Misture e junte a manteiga derretida. Em seguida amasse até obter um preparado com a consistência da massa de pão. Deixe levedar a massa até de madrugada. Tenda os bolos do tamanho de uma laranja com bocados desta massa. Não os enrole, molde-os virando os rebordos para dentro. Coloque-os sobre pratos enfarinhados, ficando o remate virado para baixo. Tape e deixe levedar novamente, durante cerca de quatro horas. Pegue numa bola de cada vez e estenda com as mãos de forma a ficarem como um disco. Polvilhe ligeiramente uma sertã com farinha e deixe cozer de um lado e outro, reduzindo o calor a meio da cozedura.

CHÁ



plantação de chá




Chá
O chá, essa deliciosa bebida trazida da China, é produzido em plantações que atraem pelo insólito e encantam pelo verde viçoso dos arbustos de chá cobrindo colinas e vales, recortados por altas sebes de araucárias e criptomérias. Recorde-se que o cultivo do chá foi iniciado no final do séc. XIX e que, em 1878, vieram para São Miguel dois chineses que ensinaram as complexas tarefas da sua preparação. Situam-se na Gorreana, junto da vetusta Ermida da Senhora do Resgate, as principais plantações.
Fábricas de chá Gorreana e Porto Formoso: http://www.gorreana.org/
http://www.chaportoformoso.com/

2007/04/20

ILHÉU DE VILA FRANCA

Ilhéu de Vila Franca do Campo (costa sul da ilha de São Miguel):
Reserva natural, com piscina natural no seu interior. Poderá ser visitado de Junho a Setembro, através de barco, que faz a ligação a partir do cais Targarete em Vila Franca.


















2007/04/11