2007/05/06

5 CORES - 5 CONTINENTES

A BANDEIRA OLÍMPICA, com os cinco anéis entrelaçados - foi idealizada em 1913 pelo Barão de Coubertin ( francês que em 1896 recuperou os Jogos Olímpicos).
Os 5 anéis representam os continentes (azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceânia; e vermelho, América). Com estas cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo.

Os JOGOS OLÍMPICOS compõem um evento desportivo que ocorre a cada quatro anos, e que reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em várias categorias de desporto. O período decorrido entre duas edições dos Jogos Olímpicos chama-se Olimpíada.
Os primeiros Jogos realizavam-se na Grécia Antiga, há mais de 2700 a.C.

2004, ATENAS, Grécia
2008, PEQUIM, China 2012, LONDRES, Inglaterra

2016, RIO DE JANEIRO, Brasil
2020, TÓQUIO, Japão

2007/05/01

COZIDO DAS FURNAS


O famoso cozido das Furnas é lentamente cozinhado, em tachos enterrados no solo, nas caldeiras vulcânicas da Lagoa das Furnas, concelho da Povoação, ilha de São Miguel.

RECEITA DO COZIDO DAS FURNAS

INGREDIENTES:
½ galinha
800 g de carne de vaca
500 g de carne de porco
250 g de toucinho entremeado
1 pé de porco com algum sal
300 g de entrecosto
8 batatas
4 batatas doces
2 cabeças de nabo
4 cenouras
1 repolho
1 couve portuguesa
1 morcela e 1 chouriço
pimenta da terra e sal


PREPARAÇÃO:
Corte as carnes em pedaços grandes.
Descasque os dois tipos de batata, os nabos e as cenouras.
Corte tudo em pedaços.
Retire as folhas grandes das couves, lave e reserve.
Corte o repolho e a couve.
Numa panela, coloque, em primeiro lugar, os legumes e as batatas e, em seguida, as carnes e os enchidos. Tempere com sal e pimenta e cubra com as folhas das couves que reservou.
Tape a panela e ate a tampa as asas com uma corda.
Meta a panela numa saca e ate-a deixando as pontas compridas.
Meta a saca numa caldeira das Furnas e tape com terra, de modo a ver-se a corda.
Coze durante cerca de 5 horas.
Retire a saca e abra a panela.
Sirva bem quente.

LAPAS, CRACAS, CAVACOS

Mariscos dos Açores: petiscos deliciosos!


As LAPAS grelhadas constituem um prato típico dos Açores. São normalmente consumidas como entrada. A sua confecção é realizada numa grelha, onde são apresentadas as lapas, bem quentes.
A pimenta da terra (espécie de massa de pimentão), o alho e a manteiga são os principais temperos.



Nos Açores existem duas espécies de lapas que se distinguem pelas seguintes características:
- Lapa brava, lapa de mergulho ou lapa do fundo (Patella ulyssiponensis aspera)
A concha tem uma cor clara, é espessa com os bordos muito irregulares, e pode atingir os 10 cm de comprimento máximo. O corpo (pé) apresenta uma cor amarelada. A lapa brava vive sempre imersa e pode ser encontrada até cerca de 12 metros de profundidade.
- Lapa Mansa ou lapa da pedra (Patella candei)
A concha tem uma cor escura, é mais lisa e fina que a da lapa brava, e possui bordos bastante regulares, podendo atingir os 8 cm de comprimento máximo. O corpo (pé) apresenta uma cor cinzento escuro. A lapa mansa vive na zona entre-marés, mas encontra-se perfeitamente adaptada às "secas" que sofre duas vezes por dia.
Ambas as espécies vivem preferencialmente em zonas de costa muito expostas à acção das ondas, sendo por isso mais abundantes nas costas norte das ilhas.

CRACAS: marisco (carapaça calcificada semelhante a uma cratera de vulcão!) que se fixa, normalmente, em substratos rochosos. Cozinham-se em água do mar, e depois extraem-se de dentro da "carapaça" com um objecto de metal em forma de gancho.



Nos Açores existem 2 espécies de CAVACO, o cavaco-anão (Scyllarus arctus) e o cavaco (Scyllarides latus), sendo apenas a última comercialmente explorada. Entre Maio e fins de Setembro os cavacos encontram-se a profundidades entre os 5 e os 40 metros, começando em Outubro a migrar para profundidades que chegam a atingir mais de 100 metros, onde permanecem até ao mês de Abril seguinte. Esta migração está relacionada com a reprodução, que acontece entre Junho e Agosto. O alimento principal dos cavacos durante o Verão são as lapas, não se sabendo ainda qual é o alimento que consomem quando realizam a migração vertical, visto que as lapas não vivem abaixo dos 12 metros de profundidade. É proibida a captura de cavacos entre 1 de Maio e 31 de Agosto, e o tamanho da carapaça, não pode ser inferior a 17 cm.

Tal como os polvos, as lulas e as amêijoas, as lapas pertencem ao grupo dos moluscos, enquanto que as cracas e os cavacos, tal como as lagostas e as santolas, pertencem ao grupo dos crustáceos.

Exploração dos invertebrados marinhos dos Açores:
http://www.horta.uac.pt/projectos/MSubmerso/old/199912/ferraz.htm