2007/05/01

LAPAS, CRACAS, CAVACOS

Mariscos dos Açores: petiscos deliciosos!


As LAPAS grelhadas constituem um prato típico dos Açores. São normalmente consumidas como entrada. A sua confecção é realizada numa grelha, onde são apresentadas as lapas, bem quentes.
A pimenta da terra (espécie de massa de pimentão), o alho e a manteiga são os principais temperos.



Nos Açores existem duas espécies de lapas que se distinguem pelas seguintes características:
- Lapa brava, lapa de mergulho ou lapa do fundo (Patella ulyssiponensis aspera)
A concha tem uma cor clara, é espessa com os bordos muito irregulares, e pode atingir os 10 cm de comprimento máximo. O corpo (pé) apresenta uma cor amarelada. A lapa brava vive sempre imersa e pode ser encontrada até cerca de 12 metros de profundidade.
- Lapa Mansa ou lapa da pedra (Patella candei)
A concha tem uma cor escura, é mais lisa e fina que a da lapa brava, e possui bordos bastante regulares, podendo atingir os 8 cm de comprimento máximo. O corpo (pé) apresenta uma cor cinzento escuro. A lapa mansa vive na zona entre-marés, mas encontra-se perfeitamente adaptada às "secas" que sofre duas vezes por dia.
Ambas as espécies vivem preferencialmente em zonas de costa muito expostas à acção das ondas, sendo por isso mais abundantes nas costas norte das ilhas.

CRACAS: marisco (carapaça calcificada semelhante a uma cratera de vulcão!) que se fixa, normalmente, em substratos rochosos. Cozinham-se em água do mar, e depois extraem-se de dentro da "carapaça" com um objecto de metal em forma de gancho.



Nos Açores existem 2 espécies de CAVACO, o cavaco-anão (Scyllarus arctus) e o cavaco (Scyllarides latus), sendo apenas a última comercialmente explorada. Entre Maio e fins de Setembro os cavacos encontram-se a profundidades entre os 5 e os 40 metros, começando em Outubro a migrar para profundidades que chegam a atingir mais de 100 metros, onde permanecem até ao mês de Abril seguinte. Esta migração está relacionada com a reprodução, que acontece entre Junho e Agosto. O alimento principal dos cavacos durante o Verão são as lapas, não se sabendo ainda qual é o alimento que consomem quando realizam a migração vertical, visto que as lapas não vivem abaixo dos 12 metros de profundidade. É proibida a captura de cavacos entre 1 de Maio e 31 de Agosto, e o tamanho da carapaça, não pode ser inferior a 17 cm.

Tal como os polvos, as lulas e as amêijoas, as lapas pertencem ao grupo dos moluscos, enquanto que as cracas e os cavacos, tal como as lagostas e as santolas, pertencem ao grupo dos crustáceos.

Exploração dos invertebrados marinhos dos Açores:
http://www.horta.uac.pt/projectos/MSubmerso/old/199912/ferraz.htm

Sem comentários: